quinta-feira, 10 de junho de 2010

Entrevista com Paulo Krebs, diretor geral da ARPA

História
“A ARPA foi fundada em 1949, pela Palmira Gobbi, antigamente a sede se situava no andar superior do mercado público de Porto Alegre. Esta área onde estamos atualmente foi doada pela prefeitura.”

Infra-estrutura
“Contamos em nossa infra-estrutura com um canil e um gatil, ambos com 50 animais cada. Esses animais ou são abandonados na rua e recolhidos, ou entregues aqui mesmo. Contamos também com consultórios veterinários que são, na realidade, nossa principal fonte de renda. Oferecemos consultas populares, com preço bem abaixo do valor de mercado e também consultas gratuitas para animais de populações carentes.”

Renda
“Outra fonte de renda são os nossos associados, fonte que nos rende cerca de 300 reais a cada mês, dinheiro que, no entanto, se esvai em pelo menos cinco dias, devido as despesas principalmente com alimentação e limpeza.”

Adoções
“Para adotar um cão ou gato, basta vir até a associação e levar o animal para casa. Animais com seis meses ou mais são castrados, por conta de uma determinação do Ministério Público. Animais adotados com menos de seis meses podem ser trazidos para cá quando completarem esta idade e terão 50% de desconto na castração. Todos os animais adotados ganham direito a uma consulta veterinária gratuita .”

Doações
“Pedimos doações principalmente de ração, jornais velhos e material de limpeza (desinfetante).”

Não abandone seu animal de estimação!

O melhor amigo do homem

Não perca tempo

Adote um cão!




















ARPA (Associação Riograndense de Proteção aos Animais)
Rua Professor Freitas e Castro, 172 - Azenha - Porto Alegre -RS
CEP 90040-400 - Fone / Fax: 3323 1914 / 3350 5029
http://www.arpa.org.br/ - arpa@arpa.org.br

Adotar é tudo de bom

Apelo...

"Nossos nomes (ainda) são fictícios, mas a história é real: fomos abandonados (alguns quando filhotes, outros já adultos) e agora vivemos nesta entidade protetora à espera de um lar verdadeiro - e principalmente de alguém que nos dê amor e queira receber todo o nosso carinho.Somos todos muito dóceis, e o que sentimos pode ser visto em nosso olhar: o desejo de ser amado, e o medo de vir a ser novamente abandonado (ou maltratado). Por isso torcemos para que Deus ilumine os corações das pessoas que nos adotarem, porque já sofremos bastante nesta vida, e será maravilhoso ver o rumo de nossas histórias ter um final feliz!"

Adote um cãozinho

Como Funcionam as Adoções e Doações de Animais na ARPA?



Que bom que você quer ter um bichinho de estimação! Adotar um animal é um ato de amor e responsabilidade. É preciso lembrar, antes de tomar esta decisão, que adotar um animal representa empenho de tempo, carinho e recursos, pois todos os animais precisam, no mínimo, de vacinação e everminação, assim como eventuais cuidados veterinários.

 É importante lembrar que um gato ou cão vive em média 12 anos, por isso nosso amigo peludo terá que necessariamente entrar em seu planejamento de vida, pois ele será parte de sua família! Reflita sobre todos os aspectos da adoção antes de fazê-la. Tome uma decisão bem pensada. Se depois dessa etapa você perceber que pode cuidar de um bichinho, parabéns!! Você com certeza terá um grande amigo.

 Se você decidir que não é possível adotar, mas gosta muito de animais, você pode auxiliar os trabalhos de diversas pessoas ou entidades que trabalham pelo bem-estar animal. Você pode ser voluntário da ARPA!

 Para adotar um animal da ARPA basta ser maior de 18 anos e possuir condições de manter o animal a ser adotado. É necessário trazer documento de identidade e assinar um termo de compromisso para adoção.

 Atualmente, todos os cães de nosso canil estão vacinados contra doenças infecto-contagiosas caninas, são everminados (recebem vermífugos) e passam por controle de ectoparasitos (pulgas e carrapatos) periodicamente. Os animais doados são esterelizados. Filhotes ou animais que chegaram a pouco tempo no canil e ainda não foram esterelizados, ao serem adotados, têm sua esterilização agendada. Para os adultos, a castração é gratuita e para os filhotes tem desconto de 50%.

 Todos os animais adotados na ARPA têm acompanhamento gratuito no primeiro mês de adoção, desconto de 20% nas vacinas e desconto de 50% nas castrações quando adotados filhotes. Os adultos têm castração gratuita.







 

Você conhece a ARPA?

A Associação Riograndense de Proteção aos Animais (ARPA) foi fundada em 1949 e desde então atua na proteção de cães e gatos de rua - e por muito tempo também atendeu eqüinos. A entidade ficou muito conhecida pela comunidade porto-alegrense na época em que a sra Palmira Gobbi era presidente da Associação. Dona Palmira, como era conhecida, não media esforços para coibir os maus tratos aos animais da cidade, chegando a enfrentar pessoalmente aqueles que eram flagrados maltratando animais.


Por sua atuação, Dona Palmira habita o imaginário popular da cidade, e ainda hoje aqueles que maltratam animais são "ameaçados" com denúncias à essa senhora.

A Protetora dos Animais (denominação de como a ARPA é mais conhecida) já passou por diversas fases, algumas não muito boas e tristes de serem lembradas. Atualmente, sua equipe se esforça em qualificar os serviços prestados e melhorar as condições dos animais mantidos em seu abrigo.

"Adote um cão, ganhe um amigo"

A capanha " Adote um cão, ganhe um amigo" tem como objetivo dar uma segunda chence aos animais. Vítimas de maus tratos e abandonos, cães perambulam pela rua, um gesto de humanidade da ARPA deu a oportunidade para eles se recomporem. Agora falta apenas um último passo, a doação de um lar. ADOTE, CUIDE, ALIMENTE. Um gesto seu pode mudar uma vida e ganhar um companheiro.

Adote um cão!

Um amigo brincalhão, peludo e leal. Quem não quer um? Pois é, ainda assim existem centenas de cães pelas ruas. Os mais sortudos estão hoje em abrigos, em canis. Alguns desses vivem uma vida sem dono, sem carinho e nem amor. Outros são maltradados e levam doloridas marcas pra sempre. O melhor amigo do homem passa por apuros, e um melhor amigo não pode deixar o outro na mão... É por isso que a ARPA (Associação Rio Grandense de Animais) em parceria com um grupo dos jovens, do qual este que vos fala é integrante, criou o projeto Adote um cão e ganhe um amigo. Através da internet buscamos divulgar a adoção desses animaizinhos que estão só esperando uma chance de doar carinho. Doe carinho você também!

Visite a ARPA na Rua Professor Freitas e Castro, 172, no bairro Azenha, aqui na capital. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 17h30min, de segunda a sexta. Vale a pena!